terça-feira, 17 de junho de 2008

Questionário de candidatura do Rio em 2016 - Fim do Autodromo

Veja na integra o que muda ... O projeto do centro olimpico na região próxima ao centro metropolitano. O Autodromo será demolido e o centro olimpico será construído.

http://www.rio2016.org.br/util/pdf/rio2016.pdf

Olimpíadas 2016 valoriza a região do Centro Metropolitano



Com uma infra-estrutura de última geração, a Barra da Tijuca é a região para onde o desenvolvimento do Rio de Janeiro está direcionado. Apesar de todo o seu crescimento e suas construções modernas, a Barra não perde a característica que é peculiar à cidade de integração com a natureza. A área apresenta uma das principais praias cariocas, além de inúmeras áreas verdes.O bairro conta com modernos equipamentos esportivos, que foram utilizados e testados com muito sucesso nos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos de 2007.Durante os Jogos Olímpicos de 2016, toda a infra-estrutura existente será utilizada.A Arena Olímpica do Rio, uma construção para 15 mil espectadores, será o palco de competições em duas modalidades. O Parque Aquático Maria Lenk, sempre muito elogiado por atletas que disputaram competições no local, abrigará provas em três modalidades enquanto que o Velódromo da Barra, considerado por vários atletas e dirigentes internacionais o mais moderno da América Latina, terá uma modalidade.A Barra possui também o Riocentro, que recebeu milhares de pessoas durante as competições do Rio 2007. Eleito o melhor centro de convenções da América do Sul (2002 a 2007 - World Travel Awards), a construção remodelada e modernizada que ocupa 571 mil metros de área sediará competições indoor em quatro modalidades.Além de todas essas instalações da Barra, serão construídos mais dois espaços e, assim, sediar um total de 14 locais de competição para 20 modalidades esportivas. Um deles será o Centro Nacional de Tênis. O outro será o Centro Olímpico de Treinamento. No espaço, planejado para ser referência esportiva na América do Sul, haverá equipamentos para 20 modalidades esportivas em 40 mil metros quadrados de área divididos em quatro pavilhões. Durante os Jogos, entretanto, será sede de sete modalidades.Na região, também estarão localizados o Centro Internacional de Rádio e Televisão (IBC), o Centro Internacional de Imprensa (MPC), as duas Vilas de Mídia, com 9.196 quartos. A Vila Olímpica, com capacidade para 17,5 mil pessoas, e os Hotéis da Família Olímpica também estarão nas proximidades.

Fonte : http://www.rio2016.org.br/pt/Rio2016/rio2016_locais_barra.aspx

Centro Metropolitano, o novo pólo de urbanização planejada da Barra



O Decreto nº 26.566, publicado no dia 29 de maio, criou o grupo de trabalho que fixará as diretrizes para a urbanização da área conhecida como Centro Metropolitano do Rio de Janeiro, na Baixada de Jacarepaguá. A iniciativa foi proposta pela Secretaria Municipal de Urbanismo para ordenar o crescimento daquela parte da cidade, nova frente de expansão da Barra da Tijuca. A área (ilustração) tem aproximadamente 4 milhões de metros quadrados - equivalente a quatro vezes o Aterro do Flamengo - e abrange terrenos próximos às avenidas Ayrton Senna e Abelardo Bueno, à Vila Pan-Americana e ao condomínio Rio 2.
Todas as intervenções na área serão planejadas e obedecerão a um padrão de urbanização que estabelecerá detalhes sobre a implantação de calçadas, iluminação pública, pavimentação, redes de água, esgoto e drenagem, arborização e outros itens. Além da Secretaria de Urbanismo, participam do grupo as secretarias de Obras e de Meio Ambiente e a CET-Rio.

Fonte : http://www.ademi.webtexto.com.br/article.php3?id_article=15113